Saiba como prolongar a vida útil da sua garrafa térmica

Um dos produtos mais utilizados no cotidiano é a garrafa térmica. Descubra como conservá-la por mais tempo.

A hidratação é uma das necessidades básicas do ser humano. Além de garantir o funcionamento do corpo, beber água pode ajudar na limpeza de toxinas no organismo, melhorar o aspecto da pele e auxiliar no emagrecimento, uma vez que ajuda na retenção de líquido. O recomendado é tomar dois litros e meio por dia, por isso, algumas pessoas usam técnicas para consumir a quantidade indicada diariamente.

Cada vez mais, garrafas de águas fáceis de carregar e diversos tamanhos têm se popularizado, como as de dois litros ou de um litro. Algumas garrafas acompanham designs próprios para o consumo de água com horários de recomendação, a fim de que a meta do dia seja cumprida. No entanto, algumas pessoas preferem beber água em temperatura ambiente ou gelada, por isso procuram as melhores garrafas térmicas do mercado, seja com indicador de temperatura ou não.

No entanto, não só para isso as garrafas térmicas são utilizadas. Muitas empresas utilizam esses recipientes maiores para reter a temperatura do amado cafezinho de cada dia. Assim, muitos brasileiros possuem o produto em casa, seja para café, chá ou para conservar uma bebida gelada. Contudo, alguns cuidados são necessários para conservar a própria garrafa e aumentar sua durabilidade. Confira alguns deles.

Escalde a garrafa antes do primeiro uso

Um dos hábitos mais rotineiros das pessoas brasileiras é usar algo assim que compra ou recebe em casa. Isso se dá pela animação de receber um produto novo e a felicidade que acompanha a aquisição. Porém, com a garrafa térmica, são necessários alguns cuidados.

Muitas pessoas escaldam a garrafa antes de usá-la pela primeira vez, ou seja, passam água quente ou gelada sempre quando vão colocar alguma bebida. Apesar de ser recomendado, muitas pessoas não sabem que essa é uma semi-escaldação e que, antes do primeiro uso, a garrafa térmica necessita de um cuidado maior. 

É recomendado que você encha de água morna (ou fria, dependendo da pretensão de uso) com duas colheres de bicarbonato de sódio. Deixe por 12 horas e depois lave-a. Assim, você garantirá uma maior durabilidade, além de mais segura para o uso, uma vez que ela fica um período fechada.

Use a garrafa para uma única função

Por vezes, utilizamos a garrafa para conservar a bebida quente e fria. No entanto, isso não é recomendado, utilize somente para um propósito: para manter a temperatura fria ou quente. Dessa forma, sua garrafa não irá estragar com facilidade. 

Da mesma forma com líquidos, evite misturar líquidos na garrafa e, se utilizar somente para água, evite colocar bebidas com cheiros fortes, como café. Dessa forma, sua garrafa não ficará com cheiro forte por dias.

Aperte o fundo da garrafa

Por padrão de fábrica, as garrafas para armazenamento maior, que são utilizadas na mesa, vem com a parte de baixo semi-aberta. Para ter certeza que a temperatura será preservada, aperte o fundo dela antes de utilizá-la.

Evite colocar líquidos fervendo

Da mesma forma que seres humanos têm choques térmicos devido à mudança de temperatura, causando o mau funcionamento do nosso corpo, a garrafa pode ter um choque térmico quando inseridas bebidas fervendo. 

O recomendado é colocar bebidas mornas ou que não passe de 60 ºC. Uma forma de evitar o choque térmico é colocar um pouco de água morna e depois completar com a água fervendo.

Evite guardar a garrafa na geladeira

Outro ponto de atenção é a armazenagem da garrafa. Não é recomendado que você a deixe no congelador, pois pode estragá-la com maior facilidade. Procure deixar em lugares com temperaturas ambientes.

Google Search Nitro News Brasil