Share

Irrigação eficiente: Saiba como economizar a água no seu jardim

Com o avanço da tecnologia, o setor agrícola tem se beneficiado muito das mais variadas soluções, incluindo a irrigação. Uma ótima alternativa é a utilização da  bomba palito submersa, um item indispensável para quem deseja bombear água de poços.

O planeta enfrenta problemas como a grande escassez de água, o problema das mudanças climáticas que impactam os recursos naturais e impacta nessa redução das fontes naturais de água, etc.

Desse modo, as pessoas precisam pensar em maneiras de economizar água em seu jardim de uma forma eficiente.

Portanto, resolvemos trazer este conteúdo falando algumas dicas de como colocar em prática a irrigação eficiente, ou seja, aquela onde é possível economizar água em seu jardim. Vamos lá!

Opte pela irrigação movida à energia solar

O uso da irrigação movida a bomba solar é uma opção eficiente e sustentável para manter o seu jardim bonito, ao mesmo tempo em que economiza energia e água.

Em alguns locais, pode ser que ainda não seja possível escolher essa opção de irrigação, mas se é possível em seu imóvel, não há dúvidas de que é uma excelente escolha e que vai trazer resultados incríveis.

Invista na irrigação por gotejamento

Uma outra opção para economizar água em seu jardim é investir na irrigação por gotejamento, que faz uso de um tubo de plástico que vai fazer a rega das plantas direto em suas raízes, economizando água.

O sistema sempre é programado de forma a durar um determinado período de tempo ou uma quantidade de litros de água, e ainda que o investimento neste tipo de sistema ainda seja alto, você terá resultados bem positivos no longo prazo.

Invista na irrigação por aspersão

Esse tipo de sistema é muito popular, mas nem todos sabem como ele se chama. Você já viu aqueles sistemas com uma “chuva” fina que espalha gosta pelo jardim?

Então, esse é o sistema de irrigação por aspersão e costuma ser um dos preferidos dentro do mercado moderno.

Esse tipo de sistema faz com que essas gotículas de água espalhem-se através da superfície de modo uniforme e continuamente, sendo uma espécie de “cortina de chuva”.

Você pode encontrar várias categorias desse sistema no mercado, como os aspersores em spray, os aspersores de impacto, entre outros.

Os microsprays são considerados ideais para uma irrigação eficiente em locais de tamanho menor, visto que essa emissão da pequena chuva ocorra a uma distância curta.

No dos aspersores spray, eles são indicados para molhar aquelas áreas que possuem um tamanho maior, sendo que o máximo que chegam é até 5 metros de distância.

Sendo assim, você pode usar para áreas de gramado mais amplas e eles devem ser instalados de modo que um spray molhe até a área na qual o outro spray posterior a ele também irriga.

Com isso, é possível criar uma chuva fina uniforme e que vai cobrir todo o espaço, de modo que não haja risco de qualquer pedaço deixar de ser verde.

Para instalar esse tipo de sistema de irrigação por aspersão, a dica é que você conte sempre com profissionais especializados.

Afinal, ele terá que ficar enterrado diretamente no solo com a própria tubulação para que funcione de forma adequada.

Conclusão

Como você pode ver aqui, hoje em dia é possível fazer uso da irrigação eficiente para que se consiga economizar água ao máximo na hora de molhar o jardim.

Neste texto, nós mostramos algumas das melhores dicas para fazer isso de modo eficiente e economizando água e dinheiro para você.

O que achou do conteúdo de hoje sobre irrigação eficiente: Saiba como economizar a água no seu jardim?

Google Search Nitro News Brasil