Share

Como escolher os melhores alimentos para a sua saúde e bem-estar

Saber escolher os alimentos que estarão presentes na sua alimentação é uma excelente maneira de cuidar melhor da sua saúde e bem-estar, afinal, o que comemos está diretamente ligado a essas questões.

A alimentação equilibrada e com consciência poderá contribuir para uma melhoria considerável na sua qualidade de vida, além de ajudar na prevenção contra doenças e muito mais.

Com isso, vamos explorar mais sobre esses alimentos, quais são as escolhas saudáveis que você deve fazer no seu dia a dia e muito mais. Confira!

O que são alimentos saudáveis e por que eles são importantes?

Os alimentos saudáveis são aqueles ricos em nutrientes que são essenciais para o funcionamento do nosso corpo. Entre esses nutrientes, temos as vitaminas, os minerais, fibras, proteínas e também os antioxidantes.

A partir deles, seu corpo terá o que é necessário para trabalhar com eficiência e garantir que o seu sistema imunológico se mantenha forte. O processo de reparação celular também é impulsionado pelos nutrientes presentes nos alimentos que consumimos.

Além disso, a escolha de alimentos saudáveis também é importante pelo fato de ajudar na prevenção contra doenças – incluindo as doenças crônicas. Por isso é tão incentivado o consumo de frutas, verduras, leguminosas e outros alimentos ricos em nutrientes.

Os benefícios dos alimentos saudáveis para o seu corpo e mente

Optar por alimentos saudáveis pode levar vários benefícios para você, como:

Ajudar na saúde cardiovascular

Escolher alimentos saudáveis, com frequência, é uma excelente forma de melhorar a sua saúde cardiovascular, ou seja, do seu coração.

Alimentos como peixes, nozes e até mesmo a aveia, são excelentes para esse intuito.

Perda/Ganho de peso (de acordo com a necessidade do paciente)

Você ainda pode perder ou ganhar peso, de acordo com a sua necessidade, através de uma alimentação balanceada e rica em nutrientes.

Mais disposição e energia

Com o seu corpo recebendo os nutrientes nas quantidades adequadas, ele terá o que é necessário para o pleno funcionamento. Fornecendo carboidratos e proteínas, ele terá mais energia e força para exercer as tarefas diárias.

Melhora na saúde mental

Se engana quem pensa que a alimentação não afeta a saúde mental. Com uma alimentação saudável e equilibrada, você consegue reduzir os riscos de ter crises de ansiedade ou depressão.

Os riscos dos alimentos não saudáveis para a sua saúde e qualidade de vida

Quando não mantemos uma alimentação equilibrada e saudável, nosso corpo começa a dar sinais de que algo está errado. Apesar de ser algo que vai acontecendo diariamente, geralmente é a longo prazo que vemos o estrago.

Infelizmente, muitas pessoas só enxergam o problema quando ele já está crítico, como é o caso do surgimento de doenças crônicas. 

A obesidade, por exemplo, é excelente para ilustrar essa situação.

Além dela, outras doenças crônicas podem surgir com a falta de cuidado com a alimentação, como a diabetes.

Como identificar os alimentos saudáveis e os não saudáveis?

Apesar de parecer simples para muitos, quem não possui o hábito de manter uma boa alimentação pode se confundir na hora de classificar o que é realmente bom, o que é ruim e o que querem vender como bom.

Por isso, aqui vão algumas formas de realizar essa identificação.

As características dos alimentos saudáveis e como reconhecê-los

Se estamos falando de frutas e verduras, já sabemos logo de cara que são boas escolhas, se não houver restrições no seu caso. Mas, se estamos falando de outros tipos de alimentos, é bom verificar as embalagens e lista de ingredientes.

Os alimentos saudáveis possuem características únicas que ajudam a reconhecê-los, como a vasta lista de nutrientes que ele apresenta.

Além disso, é importante conferir se o alimento tem baixo teor de gordura saturada e tipos de açúcares.

Sempre inclua grãos na sua alimentação, como o arroz, aveia, e  outros, que também são opções saudáveis e que irão fornecer energia e saciedade.

As armadilhas dos alimentos não saudáveis e como evitá-los

Para não errar na sua alimentação, evite ao máximo os alimentos processados, que nunca são 100% naturais e podem acabar prejudicando a sua saúde.

Não acredita em embalagens, leia o rótulo e a lista de ingredientes sempre. Seu nutricionista pode te ajudar nessa missão.

Fast foods também são grandes armadilhas, que acabam facilitando a nossa vida, economizando tempo, mas gerando muitos prejuízos para o corpo e mente.

Por fim, cuidado ao consumir doces e bebidas alcóolicas, pois podem ser grandes vilões da sua dieta.

No geral, tudo com moderação, dentro do que você pode consumir sem restrições, é uma maneira saudável de lidar com a comida.

Como planejar uma alimentação saudável e equilibrada?

Se você chegou até aqui, é porque deseja começar a se planejar para ter uma alimentação saudável e equilibrada. Aqui vão algumas informações valiosas:

As recomendações nutricionais para uma alimentação saudável

Equilíbrio é a chave, você pode comer o seu doce, ter momentos felizes em um almoço de família e em muitos outros momentos se souber ter controle. Tudo é possível se alinhando com o nutricionista ou médico responsável.

Controle as porções que consome. Se deseja perder peso, é importante pesar as quantidades. O intuito não é passar fome, por isso o indicado é ter acompanhamento especializado para comer bem e saudável.

Hidrate-se!

As dicas práticas para montar um cardápio saudável e variado

Se programar é sempre a melhor maneira para manter a constância, por isso, a primeira dica é: planeje sua alimentação da semana.

Além de facilitar na hora de se alimentar, será útil para ter precisão na hora de realizar as compras no mercado.

Sempre leia os rótulos e a lista de ingredientes dos alimentos e, claro, saiba o que pode ser encaixado na sua dieta e o que é melhor evitar.

Os exemplos de receitas saudáveis e deliciosas que você pode fazer em casa

Hoje em dia, a internet nos oferece diversos conteúdos de receitas fáceis e deliciosas que podemos testar em casa. Por exemplo:

Milkshake natural de banana

  • 1 banana (de preferência congelada);
  • 1 copo de leite;
  • aveia ou pasta de amendoim (consulte as calorias).

Em seguida, é só bater tudo no liquidificador e ter uma refeição refrescante, saudável e completa para seu lanche.

Google Search Nitro News Brasil