Como combinar poltronas com o restante da decoração

Vai renovar sua sala e quer saber como combinar suas poltronas com o restante da decoração? Então o nosso conteúdo é perfeito para você, pois vamos te dar várias dicas de como você pode fazer essa combinação para deixar a decoração da sua casa digna de uma capa de revista!

Além disso, você vai ver que é possível combinar as poltronas com o restante da decoração de várias formas diferentes e escolher qual delas mais se enquadra no seu estilo.

Quer saber como combinar poltronas com o restante da decoração? É só conferir até o final do conteúdo que preparamos para você!

Combinação clássica

A primeira forma de combinar as poltronas com o restante da decoração é por meio de uma combinação clássica. Nessa combinação, você escolhe sofá e poltrona para sala seguindo o mesmo estilo e design, dando uma sensação de equilíbrio para o espaço.

Essa é a opção ideal para quem quer criar um ambiente com um toque mais tradicional e elegante, uma vez que os clássicos nunca saem de moda. Nestes casos, optar por cores neutras, como o marrom, bege ou cinza, ajuda a criar um ambiente atemporal, permitindo usar toques de cores nas peças decorativas, como mantas e almofadas.

Além disso, escolher um conjunto que combine entre si pode ser a melhor opção para simplificar sua decoração, sem precisar se preocupar em combinar peças diferentes.

Cores em harmonia

A segunda forma de combinar poltronas com o restante da decoração é escolher cores que se harmonizem entre si. Então, escolha uma paleta de cores para usar na sua decoração como um todo e depois escolha qual cor se adequa melhor com cada peça.

Por exemplo, você pode criar uma paleta com cores monocromática, análoga, complementar ou tríade. Na paleta monocromática, como o nome demonstra, você tem toda a sua paleta usando várias tonalidades de uma mesma cor, criando um visual simples e elegante.

Por outro lado, uma paleta análoga utiliza cores “vizinhas” no círculo cromático, como verde e azul, dando um efeito mais natural para a decoração. Já na paleta complementar, você escolhe cores opostas no círculo cromático, como azul e laranja, criando um grande contraste de cores na sua decoração.

E por último, a combinação tríade envolve usar cores que possuem a mesma distância entre si,criando uma combinação moderna e ousada.

Sofá como peça central

A terceira forma de combinar poltronas com o restante da decoração é tendo o sofá como peça central da sua decoração. Dessa forma, todos os itens decorativos, incluindo as poltronas, precisam se encaixar e complementar o sofá.

Nesses casos, as poltronas podem ser mais discretas nas cores e com um design mais simples, complementando o sofá. E esse tipo de abordagem funciona ainda melhor se você tem um sofá com design ousado ou então com estampas.

Ou seja, nesses casos, o sofá age como peça central na sua decoração e as poltronas desempenham um papel de apoio, complementando a sua decoração de forma harmoniosa e elegante.

Poltronas como peça central

Por outro lado, você pode também ter as poltronas como peça central da sua decoração, onde o sofá recebe o papel de peça de apoio. Ou seja, nessa composição, o seu sofá é mais discreto, com um design mais simples e cores neutras.

Dessa forma, as poltronas podem ter um design mais ousado, cores vibrantes e texturas diferentes, servindo como o ponto focal na sua decoração. Essa escolha funciona ainda melhor para quem não quer ter que investir em um sofá novo e mesmo assim renovar a decoração da sala sem precisar gastar muito.

Formas em sintonia

A quinta forma de combinar poltronas com o restante da sua decoração é escolher formas que estejam em sintonia entre si. Por exemplo, se seu sofá tem linhas mais retas e contemporâneas, as poltronas precisam ter linhas similares para manter a consistência no estilo, criando um ambiente muito mais harmonioso.

Texturas

Por outro lado, quando falamos em texturas, você pode ousar e usar vários tipos de tecidos diferentes para deixar seu ambiente mais interessante e adicionar profundidade ao espaço.

Por exemplo, você pode usar um sofá de couro e poltronas de veludo, ou então um sofá de tecido com poltronas de rattan. 

Agora você já sabe todas as formas de como combinar poltronas com o restante da decoração. Então que tal colocar tudo isso em prática agora mesmo e renovar a decoração da sua sala?