A Defesa Civil do Estado de São Paulo prorrogou até a próxima quarta-feira (5/2) o alerta de chuvas intensas em diversas regiões do estado. O gabinete de crise continua em funcionamento para monitorar e coordenar as ações emergenciais necessárias. Para mais detalhes sobre a situação, consulte as atualizações sobre a chuva em São Paulo.
Prorrogação do alerta de chuvas intensas
A medida de prorrogação do alerta foi tomada devido à previsão de alto volume de chuvas, especialmente para os municípios da faixa leste do estado, incluindo a capital paulista. A Defesa Civil continua com monitoramento intensificado e recomenda precaução para a população das áreas mais afetadas.
A previsão do tempo aponta que as chuvas se concentrarão principalmente nas regiões do Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, além da Baixada Santista e cidades da região metropolitana de São Paulo. A expectativa é de que o volume de chuva aumente, gerando risco de inundações e deslizamentos de terra devido ao solo encharcado. As chuvas fortes podem continuar afetando as áreas de risco, colocando muitas cidades em alerta.
Capital e Grande SP enfrentam alagamentos
Na madrugada de hoje, a capital paulista e a Grande São Paulo vivenciaram momentos de caos devido às fortes chuvas que causaram alagamentos em diversas áreas. A Marginal Tietê, por exemplo, registrou pontos de alagamento, dificultando o tráfego e aumentando o risco de acidentes. Além disso, trens foram suspensos em algumas linhas devido às condições adversas. O impacto das chuvas em São Paulo continua afetando o cotidiano da cidade.
Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) monitora alagamentos
A capital paulista também está em alerta. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo emitiu, no domingo (2/2), um estado de atenção para alagamentos, válido para toda a cidade. O radar meteorológico do CGE indica que a intensidade das chuvas pode aumentar nas próximas horas. Para acompanhar as atualizações em tempo real sobre o estado de alerta na capital paulista, acesse a página do CGE São Paulo.
O CGE destacou que a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) manterá o tempo instável e com chuvas fortes, com elevados acumulados previstos para os próximos dias. A situação coloca em risco a cidade, com a possibilidade de alagamentos e deslizamentos, principalmente em áreas de encostas e locais mais vulneráveis.
Medidas preventivas para a população
A Defesa Civil recomendou que a população fique atenta às condições meteorológicas e tome medidas de precaução para evitar acidentes. Entre as orientações, está a recomendação para evitar transitar por áreas alagadas, ficar alerta a qualquer movimentação do solo, como rachaduras ou inclinação de árvores e postes, além de buscar abrigo em locais seguros, especialmente para os moradores de áreas de risco.
A Defesa Civil também enfatiza a importância de acompanhar as atualizações nos canais oficiais, para obter informações em tempo real e seguir as orientações de segurança. Para mais orientações e atualizações sobre as chuvas em São Paulo, consulte as fontes oficiais.
Previsões para os próximos dias
O clima para a segunda-feira (3/2) será de tempo abafado, com sol entre nuvens e possibilidade de chuvas mais intensas à tarde e à noite. Os termômetros devem variar entre mínimas de 20°C e máximas de 27°C. A instabilidade do tempo pode continuar afetando a cidade, com chuvas fortes que podem ser acompanhadas de fortes pancadas.
Em virtude das condições adversas, a Defesa Civil continua com o monitoramento e recomenda que a população tome todas as precauções necessárias para evitar riscos durante este período de chuvas fortes. Para obter mais informações sobre as condições climáticas em São Paulo, acesse as atualizações oficiais sobre a chuva em São Paulo.
Descubra mais sobre Nitro News Brasil
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
