Close Menu
Nitro News BrasilNitro News Brasil
  • Noticias
  • Mundo
  • Expresso do Poder
    • Governo Federal
    • Congresso Nacional
    • Partidos Políticos
    • Eleições 2026
    • Poder Judiciário
  • Esportes
    • Campeonato Brasileiro
    • Campeonato Carioca
    • Campeonato Gaúcho
    • Campeonato Mineiro
    • Campeonato Paulista
    • Champions League
    • Copa do Mundo
    • Copa Libertadores
    • Copa Sul Americana
    • Eurocopa 2026
    • Jogos AO VIVO
    • Jogos da Copa ao vivo
    • Mundial de Clubes 2025
  • Economia
    • COP30
    • Meio Ambiente
  • Famosos
    • A Fazenda 16
    • Casa do Patrão
  • Anuncie
    • BBB 26
      • BBB 26 – Quem ganhou a prova do líder
      • BBB 26 – quem venceu a prova do anjo hoje
      • Enquete BBB 26 – Resultado parcial quem sai hoje
      • Festa BBB 26
Facebook Instagram X (Twitter)
Nitro News BrasilNitro News Brasil
  • Noticias
  • Mundo
  • Expresso do Poder
    • Governo Federal
    • Congresso Nacional
    • Partidos Políticos
    • Eleições 2026
    • Poder Judiciário
  • Esportes
    • Campeonato Brasileiro
    • Campeonato Carioca
    • Campeonato Gaúcho
    • Campeonato Mineiro
    • Campeonato Paulista
    • Champions League
    • Copa do Mundo
    • Copa Libertadores
    • Copa Sul Americana
    • Eurocopa 2026
    • Jogos AO VIVO
    • Jogos da Copa ao vivo
    • Mundial de Clubes 2025
  • Economia
    • COP30
    • Meio Ambiente
  • Famosos
    • A Fazenda 16
    • Casa do Patrão
  • Anuncie
    • BBB 26
      • BBB 26 – Quem ganhou a prova do líder
      • BBB 26 – quem venceu a prova do anjo hoje
      • Enquete BBB 26 – Resultado parcial quem sai hoje
      • Festa BBB 26
Nitro News BrasilNitro News Brasil

Gil de Sá leva debate sobre racismo e memória social ao Atelier Cultural em São Paulo

Lucas MoreiraLucas Moreira28/01/2026
Facebook Twitter WhatsApp

O escritor e pesquisador Gil de Sá participa, no próximo 31 de janeiro de 2026, de uma conversa no Atelier Cultural Travessia Literária, em Higienópolis, São Paulo. O encontro marca a apresentação e o debate em torno de sua nova obra, dedicada a examinar o racismo a partir de uma perspectiva psicológica e social, ampliando o alcance de sua produção literária.

O evento reunirá nomes expressivos do meio cultural e artístico, entre eles Luciene Carvalho, presidente da Academia Brasileira de Letras de Mato Grosso, além de Andreia Lara Kmita, Vitor Hugo, Rita Tormenta e o cantor e compositor Ca Cau. A proposta é criar um espaço de diálogo entre literatura, música e reflexão social, valorizando diferentes formas de expressão cultural.

WhatsApp Image 2026 01 28 at 15.20.39 2 Copy

Natural do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, Gil de Sá traz para o debate a experiência de uma região marcada por forte produção cultural, mas também por desigualdades históricas. Sua participação no encontro busca justamente ampliar a visibilidade dessa diversidade, conectando vivências regionais a discussões de alcance nacional.

Ao longo de sua trajetória, o autor tem se dedicado a pesquisas que analisam programas sociais e seus impactos na educação e na permanência escolar, temas abordados em livros lançados em 2024 e 2025. Em sua obra mais recente, no entanto, Gil de Sá desloca o foco para uma investigação mais ampla sobre o racismo e seus efeitos subjetivos.

WhatsApp Image 2026 01 28 at 15.20.39 Copy

No livro “Psiquemicídio Negro As várias faces do racismo”, o escritor propõe o conceito de “psiquemicídio” para descrever processos de violência simbólica e psicológica que afetam a população negra antes mesmo de qualquer agressão física. A obra discute como práticas cotidianas muitas vezes naturalizadas contribuem para a negação da identidade, a exclusão e o desgaste emocional contínuo.

Em entrevistas recentes, Gil de Sá tem defendido que o racismo não se manifesta apenas em atos explícitos, mas também em mecanismos sutis, como a desconfiança constante, a exclusão silenciosa e a dificuldade de acesso a oportunidades. Para ele, essas formas menos visíveis de discriminação produzem impactos profundos na subjetividade e na construção da autoestima.

A literatura do autor se destaca por não se limitar ao registro narrativo. Seus textos operam como instrumentos de questionamento, propondo ao leitor uma reflexão crítica sobre estruturas sociais e seus efeitos psicológicos. Ao articular pesquisa, experiência pessoal e análise histórica, Gil de Sá insere sua obra em um campo que ultrapassa o literário e dialoga diretamente com a formação da consciência social.

A ligação com o Vale do Jequitinhonha confere ainda mais densidade ao seu trabalho. Ao escrever a partir de um território frequentemente associado a estigmas, o autor contribui para revelar uma região rica em cultura, pensamento e produção intelectual, ampliando vozes que costumam permanecer à margem dos grandes centros.

O encontro no Atelier Cultural Travessia Literária reforça o papel da literatura como espaço de escuta, debate e elaboração coletiva. Ao trazer à tona temas sensíveis e estruturar conceitos que ajudam a compreender a complexidade do racismo no Brasil, Gil de Sá consolida sua atuação como escritor que articula palavra, reflexão e responsabilidade social.

Compartilhe isso:

  • Publicar
  • Compartilhar no Bluesky(abre em nova janela) Bluesky
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Lucas Moreira

Assuntos Relacionados

Um dos maiores percussionistas do mundo, Robertinho Silva faz aniversário com show na Lapa

05/06/2026

Chateau Campos do Jordão 2026 – O início de uma experiência inesquecível

05/06/2026

CONSTELLA: a instalação luminosa de Camila Pimenta que marcou a Mostra Artefacto

04/06/2026

Museu da Língua Portuguesa cancela exposição sobre funk após virar alvo de políticos de extrema direita; curadora aponta ‘censura’

03/06/2026

Especialista em Direito do Transporte, Dra. Miriam Ranalli participa do evento “Na Rota do Amanhã” em Curitiba

03/06/2026

Exposição Atlântico Sertão promove apresentação musical gratuita do pianista Amaro Freitas em 03/06

02/06/2026
QUARTA-FEIRA 20H

CULTO DE
Adoração

"Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." — João 4:24

Rua Almirante Luiz Penido Burnier, 255 - Capão Redondo - São Paulo - SP, CEP: 05860-000

VENHA VIVER ESSA EXPERIÊNCIA
QUINTA-FEIRA 20H

CULTO
no Lar

"Eu e a minha casa serviremos ao Senhor." — Josué 24:15

Rua Tarcilia Monteiro, 50 - Jardim Maracanã - Jd São Luis - São Paulo - SP

VENHA PARTICIPAR
DOMINGO 9H DA MANHÃ

CULTO DA
Família

"Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos habitem em união." — Salmo 133:1

Rua Almirante Luiz Penido Burnier, 255 - Capão Redondo - São Paulo - SP, CEP: 05860-000

TRAGA SUA FAMÍLIA
  • Ultimas Noticias

Um dos maiores percussionistas do mundo, Robertinho Silva faz aniversário com show na Lapa

05/06/2026

Banda Afromix agita o subúrbio carioca com show gratuito

05/06/2026

Clair Da Silveira: Salto Couture se destaca no mercado de moda com curadoria de luxo e preços competitivos

05/06/2026

Clair Da Silveira destaca a importância da hidratação para as candidatas do concurso Miss Reina Teen

05/06/2026

Death Cab For Cutie lança seu novo álbum, I Built You a Tower

05/06/2026
Futebol Ao Vivo
Placar ao vivo - FutebolScore
Facebook Instagram
  • Quem Somos
  • Politica de correções
    • Política De Verificação De Fatos E Correções
  • Termos de uso
  • Página de Contato
© 2026

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

%d