Close Menu
Nitro News BrasilNitro News Brasil
  • Noticias
  • Mundo
  • Expresso do Poder
    • Governo Federal
    • Congresso Nacional
    • Partidos Políticos
    • Eleições 2026
    • Poder Judiciário
  • Esportes
    • Campeonato Brasileiro
    • Campeonato Carioca
    • Campeonato Gaúcho
    • Campeonato Mineiro
    • Campeonato Paulista
    • Champions League
    • Copa do Mundo
    • Copa Libertadores
    • Copa Sul Americana
    • Eurocopa 2026
    • Jogos AO VIVO
    • Jogos da Copa ao vivo
    • Mundial de Clubes 2025
  • Economia
    • COP30
    • Meio Ambiente
  • Famosos
    • A Fazenda 16
    • Casa do Patrão
  • Anuncie
    • BBB 26
      • BBB 26 – Quem ganhou a prova do líder
      • BBB 26 – quem venceu a prova do anjo hoje
      • Enquete BBB 26 – Resultado parcial quem sai hoje
      • Festa BBB 26
Facebook Instagram X (Twitter)
Nitro News BrasilNitro News Brasil
  • Noticias
  • Mundo
  • Expresso do Poder
    • Governo Federal
    • Congresso Nacional
    • Partidos Políticos
    • Eleições 2026
    • Poder Judiciário
  • Esportes
    • Campeonato Brasileiro
    • Campeonato Carioca
    • Campeonato Gaúcho
    • Campeonato Mineiro
    • Campeonato Paulista
    • Champions League
    • Copa do Mundo
    • Copa Libertadores
    • Copa Sul Americana
    • Eurocopa 2026
    • Jogos AO VIVO
    • Jogos da Copa ao vivo
    • Mundial de Clubes 2025
  • Economia
    • COP30
    • Meio Ambiente
  • Famosos
    • A Fazenda 16
    • Casa do Patrão
  • Anuncie
    • BBB 26
      • BBB 26 – Quem ganhou a prova do líder
      • BBB 26 – quem venceu a prova do anjo hoje
      • Enquete BBB 26 – Resultado parcial quem sai hoje
      • Festa BBB 26
Nitro News BrasilNitro News Brasil

Lei da igualdade salarial tem boa adesão das empresas, diz ministro

Clayton LimaClayton Lima15/07/2024
Facebook Twitter WhatsApp

Sancionada no ano passado, a Lei da Igualdade Salarial, que visa garantir a igualdade salarial entre mulheres e homens no exercício da mesma função ou por trabalho de igual valor, completou um ano neste mês de julho. E, segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, ela já vem dando resultados, com uma grande adesão das empresas.ebcebc

“A lei é para ajudar a resolver os problemas nas entranhas das empresas. Nós podemos dizer que estamos felizes com o primeiro ano da lei. Primeiro, porque houve uma grande adesão das empresas em atender o chamado e apresentar os seus relatórios. Se a própria empresa faz seu relatório, olha a sua vida e enxerga que tem problema, ela própria tem espaço e prazo para apresentar o seu plano de solução”, disse Marinho, em evento na sede do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), na capital paulista. 

Em março deste ano, o Ministério do Trabalho e Emprego divulgou os resultados do Primeiro Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios, que foi obtido por meio de informações que foram preenchidas pelas empresas no eSocial, o sistema federal de coleta de informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias. Por lei, as empresas devem apresentar relatórios constantes para que fiscais possam comparar os valores pagos a homens e mulheres.

Neste primeiro relatório divulgado, 49.587 empresas com 100 ou mais funcionários do Brasil preencheram as informações relativas ao ano de 2022. Desse total, disse o ministro, 415 questionaram a lei na justiça. “Ou seja, é residual esse questionamento. Muitos estão olhando, enxergando e pedindo aperfeiçoamento para lá e para cá, mas o diálogo resolve. Se os sindicatos, junto com as empresas, as entidades, as federações, as confederações, os trabalhadores, empresários e centrais sindicais se sentarem e colocarem [isso] na convenção coletiva, seguramente nós vamos acelerar a solução dos problemas e é isso que nós estamos estimulando”, acrescentou o ministro. Um segundo relatório deverá ser publicado em setembro.

“O mais forte sobre a lei é que ela propõe uma mudança de cultura”, destacou Maria Helena Guarezi, secretária-executiva do Ministério das Mulheres. “Desde que ela foi aprovada e sancionada, nós vemos muitos avanços. Primeiro porque a sociedade vem debatendo essa lei. E ela traz também, no seu bojo, a questão do relatório. Um relatório de transparência, que não olha só para a questão exclusiva da desigualdade entre os pares de mesma função, mas que olha para outras desigualdades. A gente percebe que tanto a sociedade civil quanto os sindicatos, as centrais sindicais e as próprias empresas estão empenhadas em buscar essa igualdade”, falou.

Segundo Guarezi, a lei ainda é recente e precisa de aperfeiçoamentos. Mas um aspecto positivo é a grande adesão das empresas ao relatório. “Obviamente esse processo impulsiona a sociedade a discutir a igualdade sob o parâmetro salarial, mas também sob outros parâmetros. E eu acho que é isso que essa lei da igualdade vem trazer: ela vem olhar também para todas as desigualdades para além da igualdade salarial”, falou.

“O espírito da Lei é de que, a partir dos dados do relatório publicado e do balanço da igualdade salarial nas empresas, a gente possa debater como reduzir as desigualdades. Então, nesse sentido, eu acho que sim, a lei já tem resultados positivos, porque a gente pautou na sociedade, nas empresas e no movimento sindical como efetivamente olhar para essa desigualdade e poder incidir para reduzi-la”, concordou Adriana Marcolino, diretora técnica do Dieese. “A gente sabe que esse é um processo de mais médio e longo prazo do que de curto prazo. Mas só de já ter colocado esse debate na sociedade, eu acho que já é bastante positivo”, ressaltou.

Esse balanço positivo da lei feito pelo Dieese tem sido embasado também em pesquisas recentes que foram feitas por ele. Um deles analisou vagas de emprego que estavam sendo ofertadas entre setembro e dezembro do ano passado. “Na análise das vagas ofertadas, a gente pôde ver que muitas delas têm alguns elementos que acabam afastando as mulheres de se lançarem a uma determinada vaga, que em geral tem salários melhores ou maiores possibilidades de carreira. Foram poucas as vagas que a gente encontrou que, de fato, procuravam trazer as mulheres para um mercado de trabalho, para postos que têm maior remuneração ou maior visibilidade. Mas, apesar de poucas, é bem relevante que elas existam, porque elas dão o exemplo de que é possível fazer, é possível que as empresas tenham a iniciativa de pensar na questão da desigualdade e de como trazer as mulheres para os seus quadros de trabalhadores”, falou Adriana.

Um outro estudo recente feito pelo Dieese analisou as negociações coletivas e apontou que, após a lei, novos assuntos começaram a entrar em discussão, como isonomia salarial, combate a assédio moral no mundo de trabalho e apoio às mulheres vítimas de violência doméstica. 

“O desafio da lei é as empresas perceberem que quando elas eliminam essas desigualdades no ambiente de trabalho, quando eles têm um corpo funcional mais diversificado, isso também colabora para a ampliação de ideias, para superação de problemas, para aumento da sua produtividade. E de outro lado, todas as instituições da sociedade devem ter como elemento a luta pela redução da desigualdade”, disse a diretora do Dieese.

Compartilhe isso:

  • Publicar
  • Compartilhar no Bluesky(abre em nova janela) Bluesky
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Clayton Lima
  • Website
  • Facebook
  • X (Twitter)
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn

Uma pessoa apaixonada por esportes, que aprecia a energia e a conexão que eles proporcionam. Fã de praias, encontra inspiração e serenidade nas paisagens litorâneas. Leitor dedicado, com interesse por clássicos literários, como Dom Casmurro, obras contemporâneas, como O Código Da Vinci, e textos que exploram temas fascinantes, como a "Origem da Vida". Sempre buscando cativar as pessoas, compartilhando experiências e reflexões que tocam e inspiram.

Assuntos Relacionados

“Empresas de cartão se beneficiam do Pix. Não há concorrência desleal”, diz CEO da PagBrasil

02/06/2026

Com cartaz dizendo: ‘O PIX é do Brasil’, Lula critica tarifaço e diz que aguarda telefonema de Trump

02/06/2026

Lula diz que ‘filhos são piores que Bolsonaro’ ao associar taxação dos EUA à família do ex-presidente: ‘Traidores da pátria’

02/06/2026

Flávio Bolsonaro diz que pediu a Trump para ‘não taxarem empresas brasileiras’

02/06/2026

EUA propõem tarifaço de 25% contra o Brasil; veja exceções e cronograma

02/06/2026

Dólar em queda abre janela para empresas reduzirem custos e reestruturarem estratégia cambial

07/05/2026
QUARTA-FEIRA 20H

CULTO DE
Adoração

"Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." — João 4:24

Rua Almirante Luiz Penido Burnier, 255 - Capão Redondo - São Paulo - SP, CEP: 05860-000

VENHA VIVER ESSA EXPERIÊNCIA
QUINTA-FEIRA 20H

CULTO
no Lar

"Eu e a minha casa serviremos ao Senhor." — Josué 24:15

Rua Tarcilia Monteiro, 50 - Jardim Maracanã - Jd São Luis - São Paulo - SP

VENHA PARTICIPAR
DOMINGO 9H DA MANHÃ

CULTO DA
Família

"Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos habitem em união." — Salmo 133:1

Rua Almirante Luiz Penido Burnier, 255 - Capão Redondo - São Paulo - SP, CEP: 05860-000

TRAGA SUA FAMÍLIA
  • Ultimas Noticias

Um dos maiores percussionistas do mundo, Robertinho Silva faz aniversário com show na Lapa

05/06/2026

Banda Afromix agita o subúrbio carioca com show gratuito

05/06/2026

Clair Da Silveira: Salto Couture se destaca no mercado de moda com curadoria de luxo e preços competitivos

05/06/2026

Clair Da Silveira destaca a importância da hidratação para as candidatas do concurso Miss Reina Teen

05/06/2026

Death Cab For Cutie lança seu novo álbum, I Built You a Tower

05/06/2026
Futebol Ao Vivo
Placar ao vivo - FutebolScore
Facebook Instagram
  • Quem Somos
  • Politica de correções
    • Política De Verificação De Fatos E Correções
  • Termos de uso
  • Página de Contato
© 2026

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

%d