Na fase decisiva do programa, oito startups apresentam suas ideias no evento intitulado “Tech Science Conecta”, promovendo conexões entre pesquisa, ciência e empreendedorismo
São Paulo, Brasil, xx de novembro de 2025 – O programa Merck Innovation Award, iniciativa da Merck Life Science, líder em ciência e tecnologia, chega à sua
fase final. Após nove meses de desenvolvimento, curadoria e workshops conduzidos em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), oito projetos foram selecionados para as apresentações de conclusão, que vão acontecer em 27 de novembro, na sede da Merck Life Science, em Barueri (SP).
O evento final intitulado “Tech Science Conecta”, tem como propósito aproximar startups, universidades e especialistas da Merck Life Science em um ambiente de troca e colaboração. As equipes selecionadas irão apresentar suas iniciativas à banca avaliadora, concorrendo a 2.000 euros e R$25 mil em produtos da Merck, valores destinados ao desenvolvimento e aprimoramento das soluções.
Os projetos selecionados representam diferentes áreas da ciência e propõem soluções que vão desde o combate ao desperdício de alimentos, até o avanço em diagnósticos clínicos e terapias genéricas. Conheça os finalistas:
- Nanofood: criou um revestimento biodegradável e comestível que prolonga a vida útil de frutas e legumes, reduzindo o desperdício de alimentos e fortalecendo a segurança alimentar.
- N4Sense: apresenta a tecnologia NanoSense, voltada à detecção rápida de nitrito em água, contribuindo para a melhoria da qualidade e da segurança sanitária.
- Nanosense: um sensor eletroquímico portátil com geolocalização capaz de analisar em tempo real o monitoramento da qualidade da água.
- Nanosignals: desenvolve nanossensores baseados em ressonância plasmônica de superfície, aplicáveis em diagnósticos clínicos e ambientais de alta precisão.
- AETER: investe em sensores colorimétricos portáteis para diagnósticos rápidos em medicina veterinária, favorecendo a saúde e o bem-estar animal.
- Fluone: criou vacinas de mRNA encapsuladas em nanopartículas lipídicas contra a Influenza, contribuindo para respostas mais eficazes diante de pandemias.
- Infecções Urinarias: propõe um diagnóstico imunológico inovador para infecções urinárias, oferecendo resultados mais rápidos e precisos.
- Nanolipix: desenvolve uma plataforma de nanopartículas lipídicas ionizáveis para entrega de ácidos nucleicos, com aplicações em vacinas de RNA e terapias gênicas, incluindo o desenvolvimento de células CAR-T.
“O Innovation Award reforça o compromisso da Merck Life Science em impulsionar a inovação científica e o empreendedorismo no país. Ao conectar jovens talentos, universidades e especialistas, criamos um ambiente fértil para o desenvolvimento de soluções que integram tecnologia, ciência e impacto social. Essas iniciativas representam uma nova geração de pesquisadores e empreendedores comprometidos em transformar conhecimento em resultados concretos, com benefícios diretos para a saúde, a sustentabilidade e a qualidade de vida”, destaca Alziana Pedrosa, Head de Commercial Marketing de Science & Lab Solutions da divisão de Life Science da Merck Brasil.
Os projetos serão avaliados pelo grau de avanço tecnológico, maturidade do modelo de negócio e nível de engajamento das equipes. A rede de mentores é estruturada conforme as necessidades de cada proposta, reunindo especialistas da Merck Life Science e profissionais convidados do mercado.
Além da premiação, o programa oferece mentorias nas em áreas como comercial, de marketing, inovação e técnica, além de suporte para prototipagem, escalonamento, parcerias tecnológicas e conexão com investidores. Os participantes também tiveram acesso a encontros presenciais promovidos pela Merck Life Science e instituições parceiras, o que amplia o networking e fortalece sua inserção no ecossistema de inovação.
Serviço
Innovation Award 2025 – Fase final no “Tech Science Conecta”
Data: 27 de novembro de 2025
Horário: das 8h30 às 16h30
Local: Merck Life Science Brasil – Alameda Xingu, 350 – 7° andar – Alphaville Industrial, Barueri – SP, 06455-030
Sobre a Merck
A Merck é uma empresa líder em ciência e tecnologia em Saúde, Life Science e Electronics. Mais de 62.000 colaboradores trabalham para fazer a diferença positiva na vida de milhões de pessoas todos os dias, criando formas mais alegres e sustentáveis de viver. Desde o fornecimento de produtos e serviços que aceleram o desenvolvimento e a fabricação de medicamentos, até a descoberta de maneiras inovadoras de tratar as doenças mais desafiadoras e possibilitar a inteligência de dispositivos — a empresa está presente em todos esses momentos. Em 2024, a Merck gerou vendas de € 21,2 bilhões em 65 países. A exploração científica e o empreendedorismo responsável têm sido fundamentais para os avanços científicos e tecnológicos da Merck. É assim que a empresa prospera desde sua fundação, em 1668. A família fundadora continua sendo a acionista majoritária da companhia, listada em bolsa. A Merck detém os direitos globais sobre o nome e a marca Merck. As únicas exceções são os Estados Unidos e o Canadá, onde os setores de atuação da Merck operam sob os nomes MilliporeSigma (ciências da vida), EMD Serono (saúde) e EMD Electronics (eletrônicos). Para saber mais, acesse www.merck.com.br e siga-nos no Facebook (@grupomerckbrasil), Instagram (@merckbrasil) e LinkedIn (Merck Brasil).

