Close Menu
Nitro News BrasilNitro News Brasil
  • Noticias
  • Mundo
  • Expresso do Poder
    • Governo Federal
    • Congresso Nacional
    • Partidos Políticos
    • Eleições 2026
    • Poder Judiciário
  • Esportes
    • Campeonato Brasileiro
    • Campeonato Carioca
    • Campeonato Gaúcho
    • Campeonato Mineiro
    • Campeonato Paulista
    • Champions League
    • Copa do Mundo
    • Copa Libertadores
    • Copa Sul Americana
    • Eurocopa 2026
    • Jogos AO VIVO
    • Jogos da Copa ao vivo
    • Mundial de Clubes 2025
  • Economia
    • COP30
    • Meio Ambiente
  • Famosos
    • A Fazenda 16
    • Casa do Patrão
  • Anuncie
    • BBB 26
      • BBB 26 – Quem ganhou a prova do líder
      • BBB 26 – quem venceu a prova do anjo hoje
      • Enquete BBB 26 – Resultado parcial quem sai hoje
      • Festa BBB 26
Facebook Instagram X (Twitter)
Nitro News BrasilNitro News Brasil
  • Noticias
  • Mundo
  • Expresso do Poder
    • Governo Federal
    • Congresso Nacional
    • Partidos Políticos
    • Eleições 2026
    • Poder Judiciário
  • Esportes
    • Campeonato Brasileiro
    • Campeonato Carioca
    • Campeonato Gaúcho
    • Campeonato Mineiro
    • Campeonato Paulista
    • Champions League
    • Copa do Mundo
    • Copa Libertadores
    • Copa Sul Americana
    • Eurocopa 2026
    • Jogos AO VIVO
    • Jogos da Copa ao vivo
    • Mundial de Clubes 2025
  • Economia
    • COP30
    • Meio Ambiente
  • Famosos
    • A Fazenda 16
    • Casa do Patrão
  • Anuncie
    • BBB 26
      • BBB 26 – Quem ganhou a prova do líder
      • BBB 26 – quem venceu a prova do anjo hoje
      • Enquete BBB 26 – Resultado parcial quem sai hoje
      • Festa BBB 26
Nitro News BrasilNitro News Brasil

Reforma tributária terá regra de transição de 20 anos

Clayton LimaClayton Lima29/03/2023
Facebook Twitter WhatsApp


Logo Agência Brasil

A reforma tributária terá uma regra “suave” de transição de 20 anos, disse, nesta terça-feira (28), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Em discurso na Marcha em Defesa dos Municípios, ele afirmou que esse prazo evitará que as prefeituras percam recursos.ebcebc

Haddad defendeu a urgência de aprovação da reforma tributária, citando o alto volume de processos judiciais em torno de disputas que envolvem impostos no país. “[Existe uma] briga para pagar ou não pagar imposto. Às vezes, a pessoa nem sabe o que deve”, declarou o ministro durante o evento, organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Notícias relacionadas:

  • Alckmin defende reforma tributária e diz que “nosso modelo é caótico”.
  • Indústria pede reforma tributária e modernização do setor elétrico.

O ministro pediu “um pouquinho de desprendimento” aos municípios. Segundo ele, a união para aprovar a reforma tributária é necessária para mudar o sistema e incentivar o crescimento da economia. “Aqui não é guerra federativa, entre Estados, municípios e União. Estamos ouvindo dos 27 governadores que essa reforma tributária é justa, porque coloca o cidadão acima de tudo. Ele tem que estar no alto das prioridades”, declarou.

Haddad considerou a reforma tributária entre “as três ou cinco medidas” mais importantes para o país. Além da mudança no sistema de impostos, ele citou a reforma no sistema de crédito e o novo marco fiscal, como as principais medidas do governo na área econômica.

Tebet

Também presente no evento, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse que os prefeitos não devem temer a unificação do Imposto sobre Serviços (ISS), atualmente administrado pelos municípios, com o Imposto sobre a Circulação sobre Mercadorias e Serviços (ICMS). Ela repetiu o argumento de Haddad de que a reforma tributária não retirará recursos dos municípios e poderá resultar em mais receitas, por causa do crescimento da economia.

“Esta reforma tributária é a única bala de prata que temos. Embora a reforma mantenha a arrecadação igualitária nos primeiros 20 anos, ela alivia a indústria, faz a indústria ser competitiva”, declarou. A ministra reiterou que o governo pretende criar um fundo constitucional para compensar eventuais perdas de recursos durante o prazo de transição.

Relator

Relator da reforma tributária, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), disse haver comprometimento dos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, em relação ao tema. Segundo ele, existe a disposição dos dois em botarem o tema em votação ainda este ano. Ribeiro também garantiu que as discussões levam em conta os municípios.

“Temos o desafio de não olhar cada um para si, mas de olhar o todo. E com essa obrigação, temos de entender que a vida ocorre no município. O prefeito é um pouco de delegado, médico, psicólogo, um pouco de tudo. Precisamos ter um país mais forte do ponto de vista do seu crescimento econômico. Estamos falando de promoção de riqueza, de geração de emprego e renda. Isso vai fazer nossa economia crescer e consolidar o Estado brasileiro como um país forte”, afirmou.

Compartilhe isso:

  • Publicar
  • Compartilhar no Bluesky(abre em nova janela) Bluesky
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Clayton Lima
  • Website
  • Facebook
  • X (Twitter)
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn

Uma pessoa apaixonada por esportes, que aprecia a energia e a conexão que eles proporcionam. Fã de praias, encontra inspiração e serenidade nas paisagens litorâneas. Leitor dedicado, com interesse por clássicos literários, como Dom Casmurro, obras contemporâneas, como O Código Da Vinci, e textos que exploram temas fascinantes, como a "Origem da Vida". Sempre buscando cativar as pessoas, compartilhando experiências e reflexões que tocam e inspiram.

Assuntos Relacionados

“Empresas de cartão se beneficiam do Pix. Não há concorrência desleal”, diz CEO da PagBrasil

02/06/2026

Com cartaz dizendo: ‘O PIX é do Brasil’, Lula critica tarifaço e diz que aguarda telefonema de Trump

02/06/2026

Lula diz que ‘filhos são piores que Bolsonaro’ ao associar taxação dos EUA à família do ex-presidente: ‘Traidores da pátria’

02/06/2026

Flávio Bolsonaro diz que pediu a Trump para ‘não taxarem empresas brasileiras’

02/06/2026

EUA propõem tarifaço de 25% contra o Brasil; veja exceções e cronograma

02/06/2026

Dólar em queda abre janela para empresas reduzirem custos e reestruturarem estratégia cambial

07/05/2026
QUARTA-FEIRA 20H

CULTO DE
Adoração

"Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." — João 4:24

Rua Almirante Luiz Penido Burnier, 255 - Capão Redondo - São Paulo - SP, CEP: 05860-000

VENHA VIVER ESSA EXPERIÊNCIA
QUINTA-FEIRA 20H

CULTO
no Lar

"Eu e a minha casa serviremos ao Senhor." — Josué 24:15

Rua Tarcilia Monteiro, 50 - Jardim Maracanã - Jd São Luis - São Paulo - SP

VENHA PARTICIPAR
DOMINGO 9H DA MANHÃ

CULTO DA
Família

"Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos habitem em união." — Salmo 133:1

Rua Almirante Luiz Penido Burnier, 255 - Capão Redondo - São Paulo - SP, CEP: 05860-000

TRAGA SUA FAMÍLIA
  • Ultimas Noticias

Com presença de políticos, Marcha para Jesus reúne 33,8 mil pessoas, diz estimativa do monitor do debate político da USP

04/06/2026

MC Guimê e Turma do Pagode regravam “País do Futebol”; pré-lançamento acontece em 10 de junho, dias antes da Copa do Mundo

04/06/2026

CONSTELLA: a instalação luminosa de Camila Pimenta que marcou a Mostra Artefacto

04/06/2026

MC Guimê e Turma do Pagode regravam “País do Futebol”; pré-lançamento acontece em 10 de julho, dias antes da Copa do Mundo

04/06/2026

Atriz Fhabi Hanna desabafa sobre etarismo e pressão para ser mãe

04/06/2026
Futebol Ao Vivo
Placar ao vivo - FutebolScore
Facebook Instagram
  • Quem Somos
  • Politica de correções
    • Política De Verificação De Fatos E Correções
  • Termos de uso
  • Página de Contato
© 2026

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

%d