Close Menu
Nitro News BrasilNitro News Brasil
  • Noticias
  • Mundo
  • Expresso do Poder
    • Governo Federal
    • Congresso Nacional
    • Partidos Políticos
    • Eleições 2026
    • Poder Judiciário
  • Esportes
    • Campeonato Brasileiro
    • Campeonato Carioca
    • Campeonato Gaúcho
    • Campeonato Mineiro
    • Campeonato Paulista
    • Champions League
    • Copa do Mundo
    • Copa Libertadores
    • Copa Sul Americana
    • Eurocopa 2026
    • Jogos AO VIVO
    • Jogos da Copa ao vivo
    • Mundial de Clubes 2025
  • Economia
    • COP30
    • Meio Ambiente
  • Famosos
    • A Fazenda 16
    • Casa do Patrão
  • Anuncie
    • BBB 26
      • BBB 26 – Quem ganhou a prova do líder
      • BBB 26 – quem venceu a prova do anjo hoje
      • Enquete BBB 26 – Resultado parcial quem sai hoje
      • Festa BBB 26
Facebook Instagram X (Twitter)
Nitro News BrasilNitro News Brasil
  • Noticias
  • Mundo
  • Expresso do Poder
    • Governo Federal
    • Congresso Nacional
    • Partidos Políticos
    • Eleições 2026
    • Poder Judiciário
  • Esportes
    • Campeonato Brasileiro
    • Campeonato Carioca
    • Campeonato Gaúcho
    • Campeonato Mineiro
    • Campeonato Paulista
    • Champions League
    • Copa do Mundo
    • Copa Libertadores
    • Copa Sul Americana
    • Eurocopa 2026
    • Jogos AO VIVO
    • Jogos da Copa ao vivo
    • Mundial de Clubes 2025
  • Economia
    • COP30
    • Meio Ambiente
  • Famosos
    • A Fazenda 16
    • Casa do Patrão
  • Anuncie
    • BBB 26
      • BBB 26 – Quem ganhou a prova do líder
      • BBB 26 – quem venceu a prova do anjo hoje
      • Enquete BBB 26 – Resultado parcial quem sai hoje
      • Festa BBB 26
Nitro News BrasilNitro News Brasil

Iphan multou igreja que desabou por falta de manutenção em 2022 

Clayton LimaClayton Lima06/02/2025
Facebook Twitter WhatsApp

Avaliação do forro do teto tinha sido marcada para hoje

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) informou nesta quinta-feira (6) que tinha conhecimento da falta de manutenção e conservação da Igreja São Francisco de Assis, em Salvador, mas não foi comunicado sobre a situação emergencial da edificação. Em nota conjunta, o Ministério da Cultura (MinC) e o Iphan afirmam que o imóvel é de propriedade da Ordem Primeira de São Francisco, responsável direta pela gestão e manutenção da igreja.

O teto da chamada Igreja de Ouro desabou na última quarta-feira (5), causando a morte da turista Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos, natural de Ribeirão Preto (SP). Outras seis pessoas ficaram feridas.

De acordo com o MinC, em maio de 2022, o Iphan emitiu um auto de infração à proprietária da igreja, a Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil – Comunidade Franciscana da Bahia, “em razão da degradação da Igreja por falta de manutenção e conservação”.

Uma visita técnica do Iphan à edificação histórica havia sido agendada para hoje (6), depois que o Instituto recebeu um pedido na última segunda-feira (3) para avaliação de uma dilatação do forro do teto da igreja, sem indicação de situação emergencial. O pedido foi encaminhado pelo guardião da Igreja e Convento de São Francisco, Frei Pedro Júnior Freitas da Silva.

A autarquia federal diz ainda que não tinha sido comunicada pelos órgãos locais, como Defesa Civil Municipal e Corpo de Bombeiros, sobre eventuais riscos de danos às instalações desde segunda-feira até o momento da queda do teto.

O Iphan afirma que vem investindo na preservação e na restauração da Igreja, como as ações de restauro dos painéis de azulejaria portuguesa no valor de R$ 4,1 milhões, concluído em maio de 2023, e a elaboração do projeto de restauração total da Igreja e do Convento, atualmente em andamento, no valor de R$ 1,2 milhão.

Em nota sobre o desabamento do teto na igreja, a Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil e a Comunidade Franciscana da Bahia manifestaram pesar pelos acontecimentos. “Este é um dia de imensa dor para nossa comunidade, e estamos profundamente consternados com o ocorrido.”

A Agência Brasil aguarda o posicionamento da ordem religiosa a respeito do não isolamento ao público da área abaixo do forro do teto com dilatações relatadas ao Iphan, na segunda-feira.

Investigação

As causas do desabamento do teto central da Igreja São Francisco de Assis, em Salvador, na tarde desta quarta-feira (5) serão investigadas pela Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Civil da Bahia.

A polícia civil baiana abriu inquérito para apurar o incidente. A Polícia Federal informou à Agência Brasil que, desde a tarde de quarta-feira, os peritos e agentes da corporação foram deslocados para a basílica para realizar exames e diligências iniciais para reunir provas e informações sobre o desabamento.

Igreja São Francisco de Assis

A Igreja e o Convento de São Francisco de Assis foram tombados como Patrimônio Mundial. Os registros deste santuário nos livros do Tombo das Belas Artes e do Tombo Histórico do Iphan – que registram bens culturais de valor artístico que devem ser preservados – datam do ano de 1938.

A São Francisco de Assis é classificada também como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo pelas expressões singulares do movimento Barroco no Brasil.

A basílica e seu convento estão localizados no Largo do Cruzeiro de São Francisco, no Pelourinho, e estão entre os principais pontos turísticos do local. O Centro Histórico de Salvador é reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) por sua importância cultural.

A pedra fundamental da igreja foi colocada em 1686. Erguida entre os séculos XVII e XVIII, o conjunto arquitetônico tem inspiração em edificações jesuítas. A fachada do prédio tem pedra calcária nas partes aparentes e arenito nas áreas rebocadas. Já o interior da registra adornos banhados a ouro e azulejaria portuguesa.

Compartilhe isso:

  • Publicar
  • Compartilhar no Bluesky(abre em nova janela) Bluesky
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Clayton Lima
  • Website
  • Facebook
  • X (Twitter)
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn

Uma pessoa apaixonada por esportes, que aprecia a energia e a conexão que eles proporcionam. Fã de praias, encontra inspiração e serenidade nas paisagens litorâneas. Leitor dedicado, com interesse por clássicos literários, como Dom Casmurro, obras contemporâneas, como O Código Da Vinci, e textos que exploram temas fascinantes, como a "Origem da Vida". Sempre buscando cativar as pessoas, compartilhando experiências e reflexões que tocam e inspiram.

Assuntos Relacionados

Chacina de Camaragibe: com pedidos da defesa, Justiça adia interrogatório de PMs acusados

03/06/2026

Exclusivo: Áudios revelam comemoração de PMs após chacina em Camaragibe: ‘Tô feliz, tem que ser assim’

03/06/2026

Chacina de Camaragibe: 12 PMs acusados serão interrogados a partir desta quinta-feira (4)

03/06/2026

AJULLIACOSTA é a nova atração confirmada do Festival Timbre 2026 em parceria com o Sesc

02/06/2026

Em nota, governo federal critica oposição, defende soberania e diz que medida dos EUA sobre facções pode afetar Pix

29/05/2026

Dinheiro e Riqueza: Os Verdadeiros Atalhos Financeiros Que Funcionam no Longo Prazo

28/05/2026
QUARTA-FEIRA 20H

CULTO DE
Adoração

"Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." — João 4:24

Rua Almirante Luiz Penido Burnier, 255 - Capão Redondo - São Paulo - SP, CEP: 05860-000

VENHA VIVER ESSA EXPERIÊNCIA
QUINTA-FEIRA 20H

CULTO
no Lar

"Eu e a minha casa serviremos ao Senhor." — Josué 24:15

Rua Tarcilia Monteiro, 50 - Jardim Maracanã - Jd São Luis - São Paulo - SP

VENHA PARTICIPAR
DOMINGO 9H DA MANHÃ

CULTO DA
Família

"Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos habitem em união." — Salmo 133:1

Rua Almirante Luiz Penido Burnier, 255 - Capão Redondo - São Paulo - SP, CEP: 05860-000

TRAGA SUA FAMÍLIA
  • Ultimas Noticias

Com presença de políticos, Marcha para Jesus reúne 33,8 mil pessoas, diz estimativa do monitor do debate político da USP

04/06/2026

MC Guimê e Turma do Pagode regravam “País do Futebol”; pré-lançamento acontece em 10 de junho, dias antes da Copa do Mundo

04/06/2026

CONSTELLA: a instalação luminosa de Camila Pimenta que marcou a Mostra Artefacto

04/06/2026

MC Guimê e Turma do Pagode regravam “País do Futebol”; pré-lançamento acontece em 10 de julho, dias antes da Copa do Mundo

04/06/2026

Atriz Fhabi Hanna desabafa sobre etarismo e pressão para ser mãe

04/06/2026
Futebol Ao Vivo
Placar ao vivo - FutebolScore
Facebook Instagram
  • Quem Somos
  • Politica de correções
    • Política De Verificação De Fatos E Correções
  • Termos de uso
  • Página de Contato
© 2026

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

%d