Close Menu
Nitro News BrasilNitro News Brasil
  • Noticias
  • Mundo
  • Expresso do Poder
    • Governo Federal
    • Congresso Nacional
    • Partidos Políticos
    • Eleições 2026
    • Poder Judiciário
  • Esportes
    • Campeonato Brasileiro
    • Campeonato Carioca
    • Campeonato Gaúcho
    • Campeonato Mineiro
    • Campeonato Paulista
    • Champions League
    • Copa do Mundo
    • Copa Libertadores
    • Copa Sul Americana
    • Eurocopa 2026
    • Jogos AO VIVO
    • Jogos da Copa ao vivo
    • Mundial de Clubes 2025
  • Economia
    • COP30
    • Meio Ambiente
  • Famosos
    • A Fazenda 16
    • Casa do Patrão
  • Anuncie
    • BBB 26
      • BBB 26 – Quem ganhou a prova do líder
      • BBB 26 – quem venceu a prova do anjo hoje
      • Enquete BBB 26 – Resultado parcial quem sai hoje
      • Festa BBB 26
Facebook Instagram X (Twitter)
Nitro News BrasilNitro News Brasil
  • Noticias
  • Mundo
  • Expresso do Poder
    • Governo Federal
    • Congresso Nacional
    • Partidos Políticos
    • Eleições 2026
    • Poder Judiciário
  • Esportes
    • Campeonato Brasileiro
    • Campeonato Carioca
    • Campeonato Gaúcho
    • Campeonato Mineiro
    • Campeonato Paulista
    • Champions League
    • Copa do Mundo
    • Copa Libertadores
    • Copa Sul Americana
    • Eurocopa 2026
    • Jogos AO VIVO
    • Jogos da Copa ao vivo
    • Mundial de Clubes 2025
  • Economia
    • COP30
    • Meio Ambiente
  • Famosos
    • A Fazenda 16
    • Casa do Patrão
  • Anuncie
    • BBB 26
      • BBB 26 – Quem ganhou a prova do líder
      • BBB 26 – quem venceu a prova do anjo hoje
      • Enquete BBB 26 – Resultado parcial quem sai hoje
      • Festa BBB 26
Nitro News BrasilNitro News Brasil

Papa Leão XIV condena ‘feridas abertas’ das guerras e exorta Rússia e Ucrânia ao diálogo em sua primeira bênção de Natal

Clayton LimaClayton Lima25/12/2025
Facebook Twitter WhatsApp

Pontífice ainda falou da questão humanitária em Gaza e condenou a ‘insensatez’ da guerra

afp 20251225 88zx9nq v2 midres vaticanreligionurbiorbichristmas
O Papa Leão XIV profere a mensagem Urbi et Orbi da varanda principal da Basílica de São Pedro e abençoa a cidade e o mundo como parte das celebrações de Natal, na Praça de São Pedro, no Vaticano — Foto: Tiziana FABI / AFP

O Papa Leão XIV exortou na quinta-feira a Rússia e a Ucrânia a encontrarem a “coragem” para manter conversações diretas e falou da terrível situação humanitária em Gaza na sua primeira mensagem de Natal. O Pontífice americano, eleito pelos seus colegas cardeais em maio após a morte do seu predecessor, o Papa Francisco, condenou também a “insensatez” da guerra e os “escombros e feridas abertas” que ela deixa para trás.

Em discurso para uma multidão de cerca de 26 mil pessoas na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa pediu “solidariedade e aceitação dos necessitados” na Europa — uma possível referência ao crescente sentimento anti-imigração no continente.

— Oremos de maneira especial pelo povo atormentado da Ucrânia — disse ele, acrescentando: — Que as partes envolvidas, com o apoio e o compromisso da comunidade internacional, encontrem a coragem para se engajar em um diálogo sincero, direto e respeitoso.

Autoridades russas e ucranianas conversaram separadamente nas últimas semanas com negociadores dos Estados Unidos sobre propostas para encerrar a guerra iniciada pela invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022.

Dezenas de milhares de pessoas foram mortas, o leste do território ucraniano foi dizimado e milhões foram forçadas a fugir de suas casas.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, delineou esta semana os pontos-chave de um plano para pôr fim ao conflito após as negociações com os EUA. Mas o seu homólogo russo, Vladimir Putin, não demonstrou até agora qualquer vontade de chegar a um compromisso, reforçando as suas exigências intransigentes.

‘Retorno à vida’

 

Em sua primeira homilia de Natal como líder da Igreja Católica, Leão XIV abordou as condições desoladoras na Faixa de Gaza, onde centenas de milhares de pessoas ainda vivem em abrigos temporários em condições invernais semanas após um frágil cessar-fogo ter sido estabelecido.

— Como não pensar nas tendas em Gaza, expostas por semanas à chuva, ao vento e ao frio? — refletiu o religioso, antes de dizer que os habitantes do território “não têm mais nada e perderam tudo”.

A ONU afirmou que cerca de 1,3 milhão de pessoas precisam atualmente de assistência para abrigo em Gaza e alertou para o risco crescente de hipotermia com a queda das temperaturas.

— A guerra, em todas as suas formas, tem sido dura para todos os que vivem nesta terra — disse Elias al-Jalda, um cristão palestino de Gaza, à AFP após assistir a uma missa de Natal na única igreja católica romana de Gaza na noite de quarta-feira. — Esperamos que este ano marque o início de uma nova fase, definida pelo fim completo da guerra e pelo retorno da vida a Gaza.

Cidade onde Jesus Cristo nasceu vive Natal de paz

 

Em Belém, a comunidade cristã celebrou seu primeiro Natal festivo em mais de dois anos, à medida que a cidade ocupada da Cisjordânia emerge da sombra da guerra em Gaza. Centenas de fiéis se reuniram para a missa na noite de quarta-feira na Igreja da Natividade em Belém, o local bíblico onde Jesus Cristo nasceu. Outros tantos também participaram do desfile pela estreita Star Street em Belém na quarta-feira, enquanto uma multidão se aglomerava na praça.

— Hoje é um dia cheio de alegria, porque não pudemos celebrar devido à guerra — disse Milagros Anstas, 17 anos.

Homens vestidos de Papai Noel vendiam maçãs caramelizadas e brinquedos, enquanto famílias tiravam fotos em frente a um presépio emoldurado por uma estrela gigante. Ao cair da noite, luzes multicoloridas brilhavam sobre a Praça da Manjedoura e uma imponente árvore de Natal reluzia ao lado da Igreja da Natividade.

Esperança na Síria

 

Na Síria, as luzes de Natal iluminaram a Cidade Velha de Damasco, apesar dos temores da comunidade cristã de violência após um ataque mortal em junho. Ao redor do distrito, que abriga várias igrejas importantes, enfeites vermelhos pendiam das árvores, lojistas colocavam decorações de Natal e vendedores ambulantes vendiam castanhas quentes.

Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump divulgou uma mensagem totalmente diferente daquelas dos líderes religiosos. Ele desejou um Feliz Natal “a todos, incluindo a escória radical de esquerda”, referindo-se aos democratas.

O mau tempo atrapalhou as festas de fim de ano na Califórnia, onde as autoridades, temendo inundações, declararam estado de emergência em Los Angeles e ordenaram evacuações.

Já na Austrália, o primeiro-ministro Anthony Albanese deixou uma mensagem sombria após o ataque mortal durante a celebração do Hanukkah em Bondi Beach, em 14 de dezembro.

— Após o terror infligido aos judeus australianos que celebravam o Hanukkah e Bondi Beach, sentimos o peso da tristeza em nossos corações — disse ele.

Compartilhe isso:

  • Publicar
  • Compartilhar no Bluesky(abre em nova janela) Bluesky
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Clayton Lima
  • Website
  • Facebook
  • X (Twitter)
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn

Uma pessoa apaixonada por esportes, que aprecia a energia e a conexão que eles proporcionam. Fã de praias, encontra inspiração e serenidade nas paisagens litorâneas. Leitor dedicado, com interesse por clássicos literários, como Dom Casmurro, obras contemporâneas, como O Código Da Vinci, e textos que exploram temas fascinantes, como a "Origem da Vida". Sempre buscando cativar as pessoas, compartilhando experiências e reflexões que tocam e inspiram.

Assuntos Relacionados

Governo vê interferência dos EUA na eleição e risco de ‘tiro sair pela culatra’

02/06/2026

EUA propõem tarifaço de 25% contra o Brasil; veja exceções e cronograma

02/06/2026

Trump diz que encontro com Lula foi “muito bom”

07/05/2026

Lula e Trump orientam ministros a resolverem tarifas em 30 dias

07/05/2026

Países buscam rastrear passageiros de cruzeiro afetado por surto de hantavírus

07/05/2026

Lula se encontra com Trump e discutem parcerias estratégicas para Brasil e EUA

07/05/2026
QUARTA-FEIRA 20H

CULTO DE
Adoração

"Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." — João 4:24

Rua Almirante Luiz Penido Burnier, 255 - Capão Redondo - São Paulo - SP, CEP: 05860-000

VENHA VIVER ESSA EXPERIÊNCIA
QUINTA-FEIRA 20H

CULTO
no Lar

"Eu e a minha casa serviremos ao Senhor." — Josué 24:15

Rua Tarcilia Monteiro, 50 - Jardim Maracanã - Jd São Luis - São Paulo - SP

VENHA PARTICIPAR
DOMINGO 9H DA MANHÃ

CULTO DA
Família

"Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos habitem em união." — Salmo 133:1

Rua Almirante Luiz Penido Burnier, 255 - Capão Redondo - São Paulo - SP, CEP: 05860-000

TRAGA SUA FAMÍLIA
  • Ultimas Noticias

Marcha para Jesus e Parada LGBT+ movimentam SP no feriado prolongado e atraem lideranças políticas

03/06/2026

VÍDEO: segurança mata ex-namorada com 6 tiros no Parque Regina na Zona Sul de SP, foge e é preso

03/06/2026

PM com esposa grávida reage a tentativa de assalto e baleia suspeito na Zona Sul de SP

03/06/2026

Museu da Língua Portuguesa cancela exposição sobre funk após virar alvo de políticos de extrema direita; curadora aponta ‘censura’

03/06/2026

Rodízio de carros em SP é suspenso na quinta e sexta por conta do feriado de Corpus Christi

03/06/2026
Futebol Ao Vivo
Placar ao vivo - FutebolScore
Facebook Instagram
  • Quem Somos
  • Politica de correções
    • Política De Verificação De Fatos E Correções
  • Termos de uso
  • Página de Contato
© 2026

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

Carregando comentários...

    %d