Close Menu
Nitro News BrasilNitro News Brasil
  • Noticias
  • Mundo
  • Expresso do Poder
    • Governo Federal
    • Congresso Nacional
    • Partidos Políticos
    • Eleições 2026
    • Poder Judiciário
  • Esportes
    • Campeonato Brasileiro
    • Campeonato Carioca
    • Campeonato Gaúcho
    • Campeonato Mineiro
    • Campeonato Paulista
    • Champions League
    • Copa do Mundo
    • Copa Libertadores
    • Copa Sul Americana
    • Eurocopa 2026
    • Jogos AO VIVO
    • Jogos da Copa ao vivo
    • Mundial de Clubes 2025
  • Economia
    • COP30
    • Meio Ambiente
  • Famosos
    • A Fazenda 16
    • Casa do Patrão
  • Anuncie
    • BBB 26
      • BBB 26 – Quem ganhou a prova do líder
      • BBB 26 – quem venceu a prova do anjo hoje
      • Enquete BBB 26 – Resultado parcial quem sai hoje
      • Festa BBB 26
Facebook Instagram X (Twitter)
Nitro News BrasilNitro News Brasil
  • Noticias
  • Mundo
  • Expresso do Poder
    • Governo Federal
    • Congresso Nacional
    • Partidos Políticos
    • Eleições 2026
    • Poder Judiciário
  • Esportes
    • Campeonato Brasileiro
    • Campeonato Carioca
    • Campeonato Gaúcho
    • Campeonato Mineiro
    • Campeonato Paulista
    • Champions League
    • Copa do Mundo
    • Copa Libertadores
    • Copa Sul Americana
    • Eurocopa 2026
    • Jogos AO VIVO
    • Jogos da Copa ao vivo
    • Mundial de Clubes 2025
  • Economia
    • COP30
    • Meio Ambiente
  • Famosos
    • A Fazenda 16
    • Casa do Patrão
  • Anuncie
    • BBB 26
      • BBB 26 – Quem ganhou a prova do líder
      • BBB 26 – quem venceu a prova do anjo hoje
      • Enquete BBB 26 – Resultado parcial quem sai hoje
      • Festa BBB 26
Nitro News BrasilNitro News Brasil

Uma a cada três crianças tem perfil aberto em redes, alerta pesquisa

Clayton LimaClayton Lima28/01/2025
Facebook Twitter WhatsApp

Dados foram divulgados nesta terça pela Unico e Instituto Locomotiva

Aos 12 anos, a menina não tira os olhos das interações que chegam pela janelinha que carrega nas mãos. Para ficar feliz, basta o telefone celular vibrar com alguma interação ou novo seguidor. É por isso que a garota, que mora em São Paulo (SP), mesmo tão jovem, deixou o perfil aberto em redes como Instagram e Snapchat.

Isso quer dizer que não é necessária autorização para que qualquer pessoa possa visualizar as postagens dela. Esse comportamento da menina, que é à revelia da família, deixa a mãe, a publicitária Suzana Oliveira, de 41, muito preocupada.

Um levantamento da empresa Unico, especializada em identidade digital, e do Instituto de Pesquisas Locomotiva, divulgada nesta terça (28), Dia Internacional da Proteção de Dados, mostra que o caso dessa menina está longe de ser uma raridade.  Segundo a pesquisa, pelo menos uma a cada três contas atribuídas a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos de idade em redes sociais no Brasil têm perfil “totalmente aberto”.

A pesquisa divulgada pelas entidades foi realizada com a participação de 2.006 responsáveis por crianças e adolescentes em todo o Brasil. O levantamento ocorreu entre os dias 9 e 24 de outubro de 2024, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

“Sem controle”

Entre outros dados que deixam as famílias em alerta é que quase metade (47%) desse público não controla os seguidores nas redes sociais (jovens que adicionam qualquer pessoa à conta e interagem com desconhecidos). Isso tem tirado o sono de Suzana, a mãe da criança paulistana.

Ela diz que tem monitorado, via aplicativo, as ações da filha e que restringe o tempo na frente da tela pequena. Só que a pressão tem sido motivo de longos embates e estresse dentro de casa.

“O hábito no celular gerou crises de ansiedade, choro e mau humor. Minha filha pratica atividades esportivas com regularidade, mas, mesmo assim, as redes sociais têm provocado danos à saúde dela”, conta a mãe.

Para a diretora de proteção de dados da Unico, Diana Troper, o percentual de crianças com perfil aberto é assustador: “essas informações que estão publicamente acessíveis ou com facilidade de acesso são de pessoas mais vulneráveis e utilizadas para cometimento de novos crimes e fraudes”, afirma a especialista.

O levantamento revela, por exemplo, que 89% dos pais e mães acreditam estar preparados para garantir a privacidade de dados, mas 73% desconhecem ações que podem provocar vazamentos. O cenário, conforme contextualiza a pesquisa, é que 75% das crianças e adolescentes brasileiros têm um perfil próprio em alguma rede social.

Ainda sobre o comportamento, 61% dos filhos das pessoas que responderam a pesquisa têm práticas de exposição, como compartilhar fotos pessoais e de familiares, marcar localizações e identificar membros da família nas plataformas.

Essa exposição inclui postar fotos em ambientes que frequentam (40% dos pesquisados) e até usando uniforme ou marcando a escola que frequentam (33%).

Diana Troper adverte que, segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as informações disponibilizadas em perfis abertos ao público não deveriam ser coletadas sem que sejam observadas as devidas bases legais, o que incluiria a necessidade do consentimento dos usuários.

“Sabemos que fotos e informações como locais frequentados compartilhados nas redes podem criar um mapa de vulnerabilidades, que pode ser explorado por fraudadores e pessoas mal intencionadas”, afirma.

A maioria dos pais e responsáveis por menores de idade (86%), de acordo com as respostas, concordam que devem educar os filhos sobre a proteção de dados para evitar problemas futuros. Mas 73% deles desconhecem os riscos de ações que podem ocasionar vazamento de dados.

Entenda os riscos

Os riscos, segundo os organizadores da pesquisa, incluem abrir links ou anexos de e-mails sem confirmar a procedência, utilizar computadores públicos ou compartilhados, usar redes públicas de wi-fi, repetir as mesmas senhas em várias contas, baixar e instalar aplicativos de origem duvidosa no celular e utilizar as informações dos cartões de crédito físicos em sites e aplicativos (ao invés de gerar cartões virtuais temporários).

“A conscientização e a educação digital são os pilares para proteger as futuras gerações no ambiente online“, diz Diana Troper. Por isso, ela recomenda que as contas tenham perfis fechados para evitar exposições que podem ser perigosas.

Receio

Na casa da brasiliense Keila Santana, de 47 anos, nada de perfil aberto. O comportamento de Pedro, de 13 anos, é acompanhado de perto pela mãe e ele só pode navegar na nas redes duas horas por dia. As redes sociais, ele só utiliza para conversar com os amigos. Sem postagens.

O menino fica de olho também no que a irmã caçula, Clara, de 10, faz com o celular. “Eu cuido também dela”, garante o menino. A mãe considera esse acompanhamento um desafio.

Ela se preocupa, especialmente, com os conteúdos que podem chegar até eles, incluindo a reprodução de padrões estéticos, que pode gerar ansiedade, por exemplo.

Outra brasiliense, Luciana Alencar, de 43 anos, diz que se preocupa também com os dois filhos meninos e o sem-número de informações que eles recebem.

“O que eu tenho muito medo é, além deles receberem conteúdos de misoginia, homofobia, entre preconceitos de raça e gênero de todos os tipos, eles se tornarem replicadores dessas informações”.


<imgsrc=”” data-echo=”https://imagens.ebc.com.br/MyY6BGJRxgE9uAgW-DdxmflI37g=/365×0/smart/https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/thumbnails/image/2025/01/28/_mg_5815_0.jpg?itok=p90CNjGc” alt=”Brasília (DF), 27/01/2025 – Crianças com perfil aberto em redes sociais. Ian Fernandes de Alencar. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil” title=”Bruno Peres/Agência Brasil”>
<imgsrc=”” alt=”Brasília (DF), 27/01/2025 – Crianças com perfil aberto em redes sociais. Ian Fernandes de Alencar. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil” title=”Bruno Peres/Agência Brasil”>
Ian Fernandes de Alencar – Bruno Peres/Agência Brasil

A família os educa para não reproduzir discursos preconceituosos. “Minha luta é para que isso não aconteça. É muito difícil vencer uma luta quando você não sabe nem com quem você está guerreando, porque são muitos caminhos que chegam”.

Ian, o mais velho, garante que a mãe pode ficar tranquila: ele pretende ficar menos tempo nas redes sociais, e mais tempo jogando bola e conversando com os amigos. Perfil aberto só presencialmente.

Compartilhe isso:

  • Publicar
  • Compartilhar no Bluesky(abre em nova janela) Bluesky
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Clayton Lima
  • Website
  • Facebook
  • X (Twitter)
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn

Uma pessoa apaixonada por esportes, que aprecia a energia e a conexão que eles proporcionam. Fã de praias, encontra inspiração e serenidade nas paisagens litorâneas. Leitor dedicado, com interesse por clássicos literários, como Dom Casmurro, obras contemporâneas, como O Código Da Vinci, e textos que exploram temas fascinantes, como a "Origem da Vida". Sempre buscando cativar as pessoas, compartilhando experiências e reflexões que tocam e inspiram.

Assuntos Relacionados

Chacina de Camaragibe: com pedidos da defesa, Justiça adia interrogatório de PMs acusados

03/06/2026

Exclusivo: Áudios revelam comemoração de PMs após chacina em Camaragibe: ‘Tô feliz, tem que ser assim’

03/06/2026

Chacina de Camaragibe: 12 PMs acusados serão interrogados a partir desta quinta-feira (4)

03/06/2026

AJULLIACOSTA é a nova atração confirmada do Festival Timbre 2026 em parceria com o Sesc

02/06/2026

Em nota, governo federal critica oposição, defende soberania e diz que medida dos EUA sobre facções pode afetar Pix

29/05/2026

Dinheiro e Riqueza: Os Verdadeiros Atalhos Financeiros Que Funcionam no Longo Prazo

28/05/2026
QUARTA-FEIRA 20H

CULTO DE
Adoração

"Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." — João 4:24

Rua Almirante Luiz Penido Burnier, 255 - Capão Redondo - São Paulo - SP, CEP: 05860-000

VENHA VIVER ESSA EXPERIÊNCIA
QUINTA-FEIRA 20H

CULTO
no Lar

"Eu e a minha casa serviremos ao Senhor." — Josué 24:15

Rua Tarcilia Monteiro, 50 - Jardim Maracanã - Jd São Luis - São Paulo - SP

VENHA PARTICIPAR
DOMINGO 9H DA MANHÃ

CULTO DA
Família

"Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos habitem em união." — Salmo 133:1

Rua Almirante Luiz Penido Burnier, 255 - Capão Redondo - São Paulo - SP, CEP: 05860-000

TRAGA SUA FAMÍLIA
  • Ultimas Noticias

Com presença de políticos, Marcha para Jesus reúne 33,8 mil pessoas, diz estimativa do monitor do debate político da USP

04/06/2026

MC Guimê e Turma do Pagode regravam “País do Futebol”; pré-lançamento acontece em 10 de junho, dias antes da Copa do Mundo

04/06/2026

CONSTELLA: a instalação luminosa de Camila Pimenta que marcou a Mostra Artefacto

04/06/2026

MC Guimê e Turma do Pagode regravam “País do Futebol”; pré-lançamento acontece em 10 de julho, dias antes da Copa do Mundo

04/06/2026

Atriz Fhabi Hanna desabafa sobre etarismo e pressão para ser mãe

04/06/2026
Futebol Ao Vivo
Placar ao vivo - FutebolScore
Facebook Instagram
  • Quem Somos
  • Politica de correções
    • Política De Verificação De Fatos E Correções
  • Termos de uso
  • Página de Contato
© 2026

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

%d